sexta-feira, 15 de julho de 2011

Qual o destino do seu lixo?


Você sabe qual é o destino do seu lixo? Sabe para onde ele vai depois que os coletores passam aí na sua casa? Sabe o que é feito com ele? Não? Bom, se você não sabe a resposta para nenhuma dessas perguntas, olhe as imagens abaixo e veja se elas respondem alguma coisa.


E aí, responderam? Ainda bem que a Internet não tem cheiro, porque o cheiro não era nada bom na hora das fotos.
  
 Todos os dias geramos muitos quilos de lixo em nossas residências, lixo esse que poderia muito bem ser reaproveitado se houvesse uma cooperativa para reciclar esse material, mas na ausência dessa cooperativa o nosso lixo recebe um outro destino, destino esse que afeta diretamente na imagem do nosso município e causa um grande dano a natureza e a saúde pública.



Esse destino é o lixão municipal de Manaquiri que fica a margem da Rodovia AM-354 no KM 07. Todos os dias o nosso lixo é levado para esse local onde é despejado e queimado de maneira irresponsável pela Prefeitura de Manaquiri.

Se você observar quando forem coletar o lixo aí na sua casa vai ver que os funcionários que fazem a coleta, não possuem material de segurança adequado para essa atividade, nem ao menos fardamento. Sem contar que são transportados até esse local no compartimento de carga junto com o lixo no caminhão coletor, colocando assim de forma direta a vida daqueles que todos os dias deixam a nossa cidade limpa.

Ainda mais grave que tudo isso é saber que o lixo hospitalar que deveria ter um tratamento diferênciado é tratado como lixo comum, e é despejado no mesmo local.


 Agora imagine se uma criança que mora naquela redondeza e não tem o menor conhecimento sobre o perigo desse material, resolve juntar esssas seringas e ampolas contaminadas e brincar de médico com os coleguinhas, que doenças ela vai contrair se de alguma maneira se ferir com as agulhas? Heim?



Sem falar nos funcionários que realizam a coleta que são praticamente obrigados a manipular esse tipo de material altamente contaminante e perigoso, no odor fétido, na fumaça que é provocada pela queima do lixo e afeta a visibilidade na pista, nos urubus, ratos, escorpiões, aranhas e cobras que se multiplicam ali, na poluição da natureza e do lençol freático, no lixo que cai da caçamba e fica na pista, no turismo que é afetado e muito mais

Esse é o destino do nosso lixo, fica aí o alerta para as autoridades, entre elas a Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretária de Infraestrutura, Câmara dos Vereadores e a Prefeitura.

Se as autoridades não souberem como fazer o dever de casa é só estudar um pouco a Política Nacional de Residuos Solidos - Lei 12305/10 | Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

Matéria: Haniel Cascais

Um comentário:

  1. Ai eu me pergunto, cadê a Secretaria de Saúde deste municipio??? Ah...ela deve esta cuidando da educação!!! porque a saúde esta abandonada. Sra. Secretaria honre o seu sobrenome e mostre serviço, ou a sra. pensa que cuidar da saúde e só blá,blá,blá. Senhores vereadores tome uma atitude pois a eleição tá chegando. Estamos marcando de perto

    ResponderExcluir